. Original Photos of Village of Castelo de Vide, Portugal




. Original Photos of Portugal & Other Countries


Photos: BUILDING / Antigo Edifício da Estação de Comboios, Castelo de Vide

Click in the pictures, for open the photos

 
 
 
 
 
 
 
 

GOOGLE MAPS: OPEN MAP


This INFO is only in: PORTUGUESE

Localização
Esta interface encontra-se junto à localidade de Castelo de Vide.
Vias de circulação e plataformas
Em Janeiro de 2011, apresentava 2 vias de circulação, ambas com 215 metros de comprimento, e uma plataforma, com 95 metros de extensão, e 40 centímetros de altura.
Painéis de azulejo
A estação está decorada com vários painéis de azulejo com pintura hiper-realista, retratando vários aspectos da vivência tradicional, e alguns monumentos da vila, como o quadro "Fonte da Vila", contrastando com molduras rectilíneas de carácter modernista, policromadas e com desenhos de elementos vegetalistas. Os azulejos são da autoria de Jorge Colaço, e foram produzidos pela Fábrica Lusitânia.
História 
Inauguração e expansão
A construção do Ramal de Cáceres iniciou-se em 15 de Julho de 1878, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses; a abertura ao serviço deu-se no dia 15 de Outubro do ano seguinte, mas a inauguração oficial só foi realizada em 6 de Junho de 1880. A abertura desta estação possibilitou um aumento nas relações comerciais, melhorando consideravelmente a situação económica da localidade de Castelo de Vide.
Ligação prevista a a Fratel e Estremoz
Um decreto de 27 de Junho de 1907 previu a construção de uma linha entre Estremoz, na Linha de Évora, e Castelo de Vide, que devia estar concluída no prazo de 3 anos.
Uma comissão técnica, reunida em 1929 para estudar as ligações ferroviárias em Portugal, apresentou uma proposta para uma linha de via larga, ligando Fratel, na Linha da Beira Baixa, a Estremoz, passando por Castelo de Vide.
Nos princípios da Década de 1930, foi renovado o macadame da estrada de Póvoa e Meadas até Castelo de Vide e a estação ferroviária, um melhoramento que foi muito importante devido ao mau estado em que a estrada se encontrava.
Século XXI
No dia 1 de Fevereiro de 2011, a empresa Comboios de Portugal terminou todos os comboios Regionais no Ramal de Cáceres, ficando esta estação sem quaisquer serviços.
in "https://pt.wikipedia.org"