3 Photos: MUSEUM / Museu de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto, Castelo de Vide, Portugal

Click in the pictures, for open the photos or links

MUSEUM / Museu de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto, Castelo de Vide, PortugalMUSEUM / Museu de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto, Castelo de Vide, Portugal

MUSEUM / Museu de Arte Sacra Cónego Albano Vaz Pinto, Castelo de Vide, Portugal

 


 


It is not possible to define exactly the year of the foundation of the Church of Santa Maria da Devesa, but its remote origins lead us towards the end of the century. XIII or beginning of the century XIV.
The invocation to Santa Maria da Devesa is unique in our country and it is possible that it is related, not only to the place where it is located, which was denominated as "the reguengueiras lands of the crown belonging to the devesa of the meadow", but also with the
need for defense and divine protection on the part of the inhabitants of Castelo de Vide.
This church must have always been outside the space protected by the walls since no vestige of religious buildings at the time inside the fence is known. Also the Savior of the World, the first Headquarters of Castle of Vide, stood outside the fortification.
Santa Maria has undergone 3 major extensions:
1ª- When it became the Matrix, which due to its location will gain an increasing importance, supplanting the Savior of the World.
2nd - In the reign of D. Manuel (late fifteenth century beginning of the 16th century).
3. In 1749, when the Bishop of Portalegre (D. Br. João de Azevedo) ordered his demolition.
In the year 1822, D. José Valério da Cruz finished the temple works, but it was only in 1873 that it was officially open to worship.
(Due to economic difficulties the interior has been being finished over the years).
It was built over 84 years and integrates clearly Baroque forms. It is in the main portal, the one of greater antiquity, that there are visibly baroque forms (like the shell); also in the window above this portal is the royal crown with the monogram of the Virgin (AM).
 
The facade, with two lateral towers, acquires models of the chã architecture. This scheme is still present today in many other churches in Alentejo, among them the Senhor do Bomfim de Portalegre.
The plant in a Latin cross (Christ with open arms), with a single nave covered by cannon vault, high choir resting on a bow, a wide transept, straight and shallow head, creates a specialty of great amplitude and an immediate reading of the
space, where the chancel is the focal point, where the look of the believer is directed.
Its lines of force are the pilasters, sections of the vaults and spans that are evidenced with great structural clarity and still more outstanding by the pictorial decoration of the marbled ones. In the nave we find two altars: the one on the right is Our Lady of Sorrows with St. Michael on the left, St. Sebastian on the right and the Lord Dead on the bottom.
It is the only altar in painted wood and the oldest of the nave (19th century).
The left side is the altar of Our Lady of Fatima with St. Francis Xavier on the left side, St. Teresinha on the right side and Our Lady of Good Death on the bottom (image of the 16th century in wood and great devotion).
Despite its late execution, this altar followed a line similar to the previous (20th century).
In both altars we find a decoration of shells, interlaced and foliage as well as marbled.
On the left arm of the transept, we find the altar of the Heart of Jesus and next to the altar of Our Lady of the Rosary with St. Benedict on the left, Santa Catarina and Santo Domingo on the right. Should be this the oldest, as we can find the date of 1771 apportioned. However, this should not be the year of its execution since the reconstruction works of the church had not yet begun, and should therefore be referred to as the year of its establishment.
 
In the right arm of the transept, we find the altar of St. Joseph, with Our Lady of Penha on the left side and Santo Amador on the right side.
In the center is the altar of Nossa Senhora do Carmo with Santa Clara on the left side and a Nossa Senhora on the right side. The tympanum welcomes the papal tear in the center, the keys that are St. Peter's emblems on the left side and the tablets of the law of Moses with the ten commandments on the right. The great architectural similarities of this temple, with the church of Santo Amaro, built close to 1777, although on a smaller scale, indicate to us at least at the level of the project, that both are contemporary and may have been designed by the same architect,
whose identification is unknown.
On the main altar is the image of Santa Maria da Devesa, an image of polychrome stone from the 16th century. XV and a crucifix in ivory, Indo-Portuguese century.
XVII, that belonged to the confraternity of Our Lady of the Rosary.
In 1945 the last restoration intervention is initiated due to the needs of multiple repairs, both inside and outside.
The initiative of this campaign is due at this time to the Rev. Albano Vaz Pinto, who also replaced the old wooden floor with the present granite.
The main altar was commissioned by Orminda Augusta de Almeida Durão Cordeiro in 1951 and was designed by Camilo Korrodi (son of the famous Swiss architect Ernesto Korrodi).
Executed in marbles of diverse shades according to the decoration of the church and where we can also see the liturgical symbols, the bread and the fish and in the center the monogram of Christ - XP.
The paintings of the main chapel are mostly executed by the physician and painter, Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho, between 1952 and 1953. Only on the right side do we find? The return of the Prodigal son?
painted in 1952, by Luísa Maria Salema Cordeiro, and "The rest during the flight to Egypt ?, the same year, Alice Gordo Barata.
The screens of Adolfo Bugalho are transcriptions of verses allusive to the theme represented.
On the side of the Gospel and next to the window we have the Assumption of the Virgin; in the middle, under the window, Jesus pronounces the words of the crucifixion and is surrounded by the symbolic representations of the four evangelists (surrounded by the tetramorph); next one refers to a verse from the Acts of the Apostles; Finally, next to the door of the sacristy is represented the second verse of Psalm 42.
 
On the opposite side we find above the canvas with the Annunciation, at the center the paintings that are not of Adolfo Bugalho, and his last work that represents the transcription of the verse of the Gospel of Saint Matthew 19,17.

In the canvases of Adolfo Bugalho, we can find a more modernist trait and a proper interpretation of the illustrated episodes than in the two paintings that are not part of his work.

The image that is next to the altar of Our Lady of the Rosary, at a table, is of Our Lady of the Conception. This image that shows very qualifying details dates from 1950.

The one that is on the left side of the altar of Our Lady of Fatima also on a table, is Our Lady of the Presentation, a baroque image (18th century), with a naturalistic treatment at the level of the features and the draped ones.

The sun that is in the center of the vault means the "sun of life or justice".

From each side of the nave is a pulpit.
 
 
Não é possível definir com exactidão o ano da fundação da Igreja de Santa Maria da Devesa, mas as suas remotas origens conduzem-nos ao final do séc. XIII ou início do séc. XIV.
 
A invocação a Santa Maria da Devesa é única no nosso país e é possível que esteja relacionada, não apenas com o local onde se encontra, o qual era denominado como "as terras reguengueiras da coroa pertencentes á devesa do prado", mas também com a necessidade de defesa e protecção divina por parte dos habitantes de Castelo de Vide.
 
Esta igreja deve ter estado sempre no exterior do espaço protegido pelas muralhas visto não ser conhecido qualquer vestígio de edificações religiosas à época no interior da cerca. Também o Salvador do Mundo, a primeira Matriz de Castelo deVide, se situava no exterior da fortificação. Santa Maria sofreu 3 grandes ampliações:
 
1ª- Quando passou a ser a Matriz, que devido à sua localização terá ganho uma importância crescente, suplantando o Salvador do Mundo.
 
2ª- No reinado de D. Manuel (finais do séc. XV inicio do sec. XVI).

3ª- Em 1749, quando o Bispo de Portalegre (D. Fr. João de Azevedo) ordenou a sua demolição.
 
No ano de 1822, D. José Valério da Cruz deu por terminadas as obras do templo, mas só em 1873 foi oficialmente aberto ao culto. (Devido às dificuldades económicas o interior foi sendo acabado ao longo dos anos).
 
Foi edificada ao longo de 84 anos e integra formas claramente barrocas. É no portal principal, o de maior antiguidade, que se encontram formas visivelmente barrocas (como a concha); também na janela por cima desse portal se encontra a coroa real com o monograma da Virgem (AM).
 
A fachada, com duas torres laterais, adquire modelos da arquitectura chã. Esquema este que ainda hoje está presente em muitas outras igrejas alentejanas, entre as quais a do Senhor do Bomfim de Portalegre.

A planta em cruz latina (Cristo de braços abertos), com uma nave única coberta por abóbada de canhão , coro alto assente sobre arco abatido,  um transepto largo, cabeceira recta e pouco profunda, cria uma especialidade de grande amplitude e uma leitura imediata do espaço, onde a capela-mor é o ponto fulcral, para onde é dirigido o olhar do crente.
 
As suas linhas de força são as pilastras, tramos das abóbadas e vãos que são evidenciadas com grande clareza estrutural e ainda mais destacadas pela decoração pictórica dos marmoreados. Na nave encontramos dois altares: o do lado direito é o de Nossa Senhora das Dores com são Miguel do lado esquerdo, São Sebastião do lado direito e o Senhor Morto em baixo. È o único altar em madeira pintada e o mais antigo da nave (séc. XIX).
 
O do lado esquerdo é o altar de Nossa Senhora de Fátima com São Francisco Xavier do lado esquerdo, Santa Teresinha do lado direito e Nossa Senhora da Boa Morte em baixo (imagem do séc.XVI em madeira e de grande devoção). Apesar da sua tardia execução, este altar seguiu um traçado idêntico ao anterior (séc. XX).
 
Em ambos os altares encontramos uma decoração de concheados, entrelaçados e folhagens bem como os marmoreados.

No braço esquerdo do transepto, encontramos o altar do Coração de Jesus e ao lado o altar de Nossa Senhora do Rosário com São Benedito do lado esquerdo, Santa Catarina e São Domingos do lado direito. Deve ser este o mais antigo, pois podemos encontrar a data de 1771 repartida. No entanto não deverá ser este o ano da sua execução uma vez que ainda não tinham sido iniciadas as obras de reconstrução da igreja, devendo por isso, evocar, o ano da sua instituição.
 
No braço direito do transepto, encontramos o altar de São José, com Nossa Senhora da Penha do lado esquerdo e Santo Amador do lado direito.

Ao centro o altar de Nossa Senhora do Carmo com Santa Clara do lado esquerdo e uma Nossa Senhora do lado direito. O tímpano acolhe a teara papal ao centro, as chaves que são emblemas de São Pedro do lado esquerdo e as tábuas da lei de Moisés com os dez mandamentos do lado direito. As grandes semelhanças arquitectónicas deste templo, com a igreja de Santo Amaro, edificada em data próxima de 1777, ainda que em menor escala, indicam-nos pelo menos ao nível do projecto, que ambas são contemporâneas e podem ter sido concebidas pelo mesmo arquitecto, cuja identificação é desconhecida.
 
No altar-mor encontra-se a imagem de Santa Maria da Devesa, uma imagem de pedra policromada do séc. XV e um crucifixo em marfim, indo-português do séc. XVII,  que pertencia á confraria de Nossa Senhora  do Rosário.
 
Em 1945 dá-se iniício à última intervenção de restauro devido ás necessidades de reparações múltiplas, quer ao nível do interior, quer do exterior. A iniciativa desta campanha deve-se, nesta época, ao reverendo padre Albano Vaz Pinto, que substituiu também o antigo pavimento de madeira pelo actual de granito.
 
O altar-mor foi mandado fazer por Orminda Augusta de Almeida Durão Cordeiro, em 1951 e foi concebido por Camilo Korrodi (filho do famoso arquitecto suíço Ernesto Korrodi). Executado em mármores de diversas tonalidades de acordo com a decoração da igreja e onde podemos também ver os símbolos litúrgicos, o pão e o peixe e ao centro o monograma de Cristo - XP.
 
As pinturas da capela-mor são na sua grande maioria, executadas pelo médico e pintor, Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho, entre 1952 e 1953. Somente do lado direito encontramos ?O regresso do filho Pródigo? pintado em 1952, por Luísa Maria Salema Cordeiro, e ?O repouso durante a fuga para o Egipto?, do mesmo ano, de Alice Gordo Barata.
 
As telas de Adolfo Bugalho são transcrições de versículos alusivos ao tema representado.
 
Do lado do Evangelho e junto á janela temos, a Assunção da Virgem; no meio, debaixo da janela, Jesus pronuncia as palavras da crucificação e está rodeado pelas representações simbólicas dos quatro evangelistas (está rodeado pelo tetramorfo); ao lado refere um versículo dos Actos dos Apóstolos; por fim e ao lado da porta da sacristia está representado o versículo 2 do salmo 42.
 
No lado oposto encontramos, em cima, a tela com a Anunciação, ao centro as pinturas que não são de Adolfo Bugalho, e o seu último trabalho que representa a transcrição do versículo do Evangelho de São Mateus 19,17.
 
Nas telas de Adolfo Bugalho, podemos encontrar um traço mais modernista e uma interpretação própria dos episódios ilustrados do que nas duas pinturas que não fazem parte do seu trabalho.
 
A imagem que se encontra ao lado do altar de Nossa Senhora do Rosário, numa mesa, é de Nossa Senhora da Conceição. Esta imagem que apresenta pormenores bastante qualificativos data de 1950.
 
A que está ao lado esquerdo do altar de Nossa Senhora de Fátima também em cima de uma mesa, é Nossa Senhora da Apresentação, uma imagem barroca (séc. XVIII), com um tratamento naturalista ao nível das feições e dos drapeados.
 
O sol que está no centro da abóbada tem como significado o "sol da vida ou da justiça".
 
De cada um dos lados da nave encontra-se um púlpito.